Ontem foi um dia tão lindo e especial e eu pretendia fazer essa postagem, mas fiquei ocupada com a minha própria festinha de Halloween e deixei a postagem para hoje. Por isso, não poderia comentar sobre outro filme senão esse, clássico eterno do Tim Burton. The Nightmare Before Christmas, ou O estranho mundo de Jack, é provavelmente minha maior obsessão ever. Os personagens do filme estão nas minhas blusas, na minha mochila, nos meus colares, nos meus livros, nas minhas tatuagens. É muito amor! O filme é um verdadeiro ícone para a cultura gótica em geral e perfeito para ver no Halloween e também no Natal.
Não é preciso falar muito sobre o enredo (já que eu presumo que todo mundo conheça). Então irei falar dos meus pontos preferidos do filme e porque o amo tanto assim (se eu conseguir explicar, claro). Primeiramente, Tim Burton é o meu diretor favorito de todos os tempos e um verdadeiro gênio. O filme é todo em stop motion, com bonequinhos sendo fotografados em cada mínimo movimento, e depois tudo combinado. Hoje em dia essa técnica quase não é mais utilizada por ser tão trabalhosa, mas é definitivamente incrível. Fiz uma vez um trabalho na escola há alguns anos em stop motion, gravei uma única cena com menos de um minuto e deu um trabalho gigante. Imagine um filme inteiro e tão bem elaborado!
Os cenários e os personagens são muito agradáveis aos olhos. Originais, sombrios e até mesmo cômicos, cada personagem é bastante único e singular. O visual do filme é uma mistura de vários elementos da cultura gótica, como o ambiente noturno, as ruas antigas, escuras e úmidas, os personagens com feições únicas. E aí entra outro elemento genial sobre as animações de Tim Burton: os personagens possuem traços bem característicos, como olhos grandes e profundos, expressões assustadas, corpos muito esguios. Todas essas características são fundamentais na construção dos personagens, além das feições cheias de expressividade.
O enredo é macabramente adorável. Mistura elementos clássicos de filmes de terror (como a criação de criaturas por um cientista maluco), com um quê de infantil e idealizado, como os elementos do natal. Outro aspecto que faz com que esse filme seja o sucesso que é, e tão amado pelos fãs, é a excelente trilha sonora. As canções são narrativas e expressivas, surgem no momento certo, e não são chatas e forçadas como a maior parte dos musicais infantis. Não só são sonoramente agradáveis, como possuem letras bem escritas e são muito marcantes. O cd Nightmare Revisited também merece atenção; é uma versão com as músicas do filme cantadas por artistas consagrados, como Amy Lee, Marylin Manson, Korn, Flyleaf. Minhas versões favoritas são This is Halloween e Sally's Song.
Obs: A versão de Sally's Song da Fiona Apple também é incrível! Vale a pena dar uma conferida.
Jack e Sally são um casal adorável e o romance entre eles é sutil, mas bem elaborado. Sally é dócil, mas ao mesmo tempo teimosa e decidida, e sofre de um amor não correspondido. É linda em todos os sentidos possíveis e uma verdadeira dama. Já Jack... É muito mais profundo do que parece. Ele é a perfeita metáfora para todos aqueles que se sentem deslocados em seu mundo; mesmo sendo igual a todos os outros externamente, por dentro ele se sente diferente. Por mais que tenha sucesso onde vive, aquilo não é o suficiente, pois ele sempre sente que algo está faltando em sua vida. É por isso que tantas pessoas se identificam com Jack: assim como eles, não se encaixam onde vivem e estão sempre em busca de preencher o vazio que carregam no peito. Também quero dar destaque a outro personagem que simplesmente amo: o Dr Finklestein.
Para finalizar, o álbum completo do Nightmare Revisited. Aproveitem!
Um excelente Halloween para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário