quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A filha do louco


"Nos lugares mais obscuros, até mesmo o amor pode ser mortal".

O livro "A filha do Louco" possui a citada frase logo na capa e parece não estar livre do clichê eterno que persegue a literatura e, mais especificamente, a juvenil. Ganhei o livro de presente no meu aniversário de 18 anos e nunca tinha ouvido falar a respeito. Sem muitas pistas decidi me arriscar nesse livro de Megan Shepherd, inspirado na Ilha do Dr. Moreau, de H. C. Wells, que apesar de ser um clássico, também não era de meu conhecimento.
O livro é uma deliciosa surpresa. De clichê, sinceramente, não tem nada! Conta a história de Juliet Moreau, uma jovem sozinha e com uma vida difícil, que não consegue se desprender de seu passado. Juliet tinha tudo: uma família, uma casa e status na sociedade. Tudo isso mudou quando se espalhou um escândalo envolvendo seu pai médico; o pai desapareceu e sua morte veio à tona algum tempo depois, sem muitos detalhes, e ela e a mãe tiveram de lutar por sua sobrevivência quando toda a sociedade as virou as costas, até mesmo os amigos mais próximos do pai. A mãe de Juliet acabou morrendo anos depois de uma doença e num estado decadente, abandonando a jovem sem dinheiro, sem apoio e sem nenhum rumo na vida. Juliet foi forçada a amadurecer e trabalha como faxineira numa universidade, mas se vê constantemente seduzida pelos mistérios da medicina e por aquela curiosidade que herdou do pai. 
O livro é cheio de surpresas e falar sobre elas não seria nada menos que estragá-las e, consequentemente, roubar o que a história tem de melhor. O enredo é bem elaborado e cativante, os personagens misteriosos e apaixonantes e a escrita da autora também não deixa a desejar. O ponto alto da trama não é o romance ou o drama, mas o suspense que envolve cada página do livro e é muito bem trabalhado. O livro é considerado por muitos como do gênero "terror" e consigo entender bem: algumas passagens são tão bem escritas e sombrias, cheias de suspense, que você se vê capturado e às vezes até mesmo se assusta como se estivesse vivenciando aquela história também. 
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos e recomendo demais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário